Qual é a diferença entre cabo Balanceado e Desbalanceado

Qual é a diferença entre cabo Balanceado e Desbalanceado

Qual é a diferença entre cabo Balanceado e Desbalanceado

Os cabos usados ​​em um sistema de áudio e como eles são colocados juntos, podem ter um grande impacto no sistema de som. Cada cabo, em um sistema de áudio, tem o potencial de adicionar ruídos e comprometer a qualidade do som nos equipamentos onde se conecta, por isso é importante usar o cabo certo para o trabalho certo. Isso começa com a compreensão dos tipos de sinais que os cabos estão carregando.

Há duas questões principais a considerar aqui: o nível do sinal e o tipo de sinal. Deixaremos de lado o nível de sinal para um post futuro e focaremos, por enquanto, se os sinais estão balanceados ou desbalanceados.

Começando pela explicação técnica.

Cabos e Sinais Desbalanceados.

Um cabo não balanceado ou desbalanceado, consiste em conectores (plug,s) com dois condutores (pinos) cada, conectados por dois fios dentro do cabo, um fio de sinal e um fio terra (malha). Você pode rapidamente (na maioria dos casos) identificar um cabo projetado para transportar um sinal não balanceado por seus conectores: como cada fio precisa terminar no conector com seu próprio ponto de contato, um cabo não balanceado requer apenas dois condutores no conector. Um cabo de guitarra padrão TS (ou “P10 MONO”) é o cabo não-balanceado que você encontrará no palco. Cabos RCA padrão usados ​​para muitos componentes AV também são cabos desbalanceados.

Dentro do próprio cabo, o fio de sinal geralmente está no centro do cabo, com o fio terra (malha) em torno dele. O fio terra tem duas funções, ele carrega parte do sinal de áudio e serve para proteger o fio do sinal principal, até certo ponto, da interferência externa, como o zumbido das luzes e transformadores, bem como a interferência RF (radio freqüência) que vem de transmissões de TV e rádio. Ele faz um trabalho decente de rejeitar o ruído, mas, infelizmente, o próprio fio também funciona como uma antena e capta ruído.


A fiação desbalanceada usa apenas dois condutores e é suscetível a captar ruídos.

Cabos desbalanceados funcionam muito bem para conectar uma guitarra a um amplificador, por exemplo, mas como eles não são muito bons em suprimir o ruído de interferência externa, os cabos não balanceados devem ter um comprimento máximo de 4 a 16 metros, especialmente quando usado em ambientes barulhentos e com sinais que são de baixo nível para começar, como aqueles de teclados, guitarras, dispositivos MP3 e assim por diante.

Cabos e Sinais Balanceados.

Um cabo balanceado, ao contrário, tem três condutores (pinos) no conector e três fios no cabo: dois fios de sinal e um fio terra separado. Como no cabo não balanceado, o fio terra ainda envolve os fios de sinal e é usado como uma proteção contra interferência. Mas o que torna um cabo balanceado especial é a maneira como o sistema utiliza esse fio de sinal extra.


Um cabo XLR balanceado (acima) mostrando seus dois fios de sinal e seu terra (com uma blindagem de folha) em comparação com um típico cabo de guitarra de 2 condutores P10 (abaixo).

Cabos balanceados usam dois fios de sinal; ambos carregam uma cópia do sinal, mas as duas cópias são enviadas com sua polaridade invertida. Se você somar dois sinais idênticos, mas invertidos na polaridade, os sinais se cancelam, deixando-o com silêncio. (Assim como adicionar números positivos e negativos: +15 adicionados a -15 é igual a 0.)


Adicionar um sinal (A Esquerda) a uma cópia invertida de si mesmo (A Direita) resulta em um sinal cancelado, pois picos positivos no sinal original correspondem a um pico igualmente negativo no sinal invertido (e vice-versa).

Então, por que você quer equipamento de áudio que inverta a polaridade do seu sinal? Neste caso, porque o equipamento de recepção inverterá o sinal invertido em sua orientação original. Mas, como as duas cópias do sinal captaram o mesmo ruído que percorreram o cabo e esse ruído é idêntico nos dois fios do cabo, inverter a polaridade do que chega ao equipamento receptor produzirá o sinal original intacto e o ruído que agora inverteu a polaridade. Na prática, você obtém um resultado bem melhor recebendo um sinal preservado e ruído cancelado.


A fiação balanceada usa dois condutores de sinal mais um terra, permitindo que o ruído captado ao longo do caminho seja cancelado através da inversão de polaridade.

Por causa disso, cabos balanceados podem suportar cabos muito mais longos, 15 a 30 metros não é incomum, embora as tiragens ainda mais curtas usem com freqüência cabos balanceados para proteger contra o ruído. A fiação para microfones e os cabos de interconexão entre consoles, processadores de sinal e amplificadores, etc., em um sistema de som profissional ou ambiente de estúdio de gravação são tipicamente da variedade balanceada. Conectores padrão projetados para uso com sinais balanceados são XLR (Canon) e TRS (P10 Estéreo).

Use o cabo para o sinal certo

É importante notar que o uso de um cabo balanceado em um sinal não balanceado não oferece benefícios. Os conectores em ambas as extremidades do cabo também devem ser projetadas para sinais balanceados; caso contrário, não há nenhum circuito para fazer a inversão de polaridade que produz o cancelamento de ruído. Por outro lado, no entanto, usar um cabo não balanceado com conectores para sinais balanceados “funcionará” (no sentido de que o áudio irá do ponto A ao ponto B), mas o sinal será desbalanceado e suscetível ao mesmo ruído que quaisquer sinais desbalanceados. Verifique o manual do seu equipamento (ou as etiquetas na próprio equipamento, perto dos conectores) para determinar que tipo de sinal um determinado conector foi projetado para suportar, se você não tiver certeza.


Os conectores de entrada dos canais 1 e 2  tem a descrição BAL OR UNBAL (balanceado ou desbalanceado) já os canais 3/4 e 5/6 são monos ou estéreos e portanto desbalanceados.

Resumindo de forma mais popular

Um cabo só terá a função BALANCEADO se o conjunto de equipamento, cabos e plug,s forem ligados nas configurações balanceados.

Se você gastar com cabos balanceados, plug,s P10 estéreo e o equipamento não tiver o sinal balanceado… é jogar dinheiro fora

fonte: http://www.aviom.com/blog/balanced-vs-unbalanced/

https://www.facebook.com/proaudiosp
Curta nossa pagina no facebook:

7 Comentários

  • Emerson

    Olá tudo bom? Comprei uma mesa de som básica de 6 entradas , 4 entradas normais e outras duas LINE L e R UMBOL. A pergunta é. Eu vou ter uma melhor qualidade de som somente nessas duas? Elas são entradas mas a saída da mesa não indica se é balanceada tenho a impressão de que não adianta nada entrada balanceada e saída desbalanceada? Procede ??

  • Vini deMarsal

    Olá, será q ainda posso obter resposta deste post(2019)?
    A questão é:
    O que acontece se eu conecto MICROFONE E CONDUTORES BALANCEADOS, a um entrada desbalanceada?
    Como vai sair o audio final?

    • Neimar Pro audio

      Olá Vini,

      se o sistema for DESBALANCEADO, a ligação do cabo balanceado, automaticamente ficara desbalanceado.

      O áudio não muda, mas ficara propicio a ruídos

  • mauricio adauto de paula

    um cabo com saida P10 num sistema de telefone sem fio, e entrada XLR na mesa de som, consigo mesmo assim resultados de um cabo balanceado, eliminando os ruidos.

    • Neimar Pro audio

      Olá, para ter a função balanceado, é necessário que os equipamentos tenha a função, e pode ter no plug P10 ESTEREO.

  • Willamy

    Parabéns pela excelente explicação. Sou inexperiente com esses termos de audio e você tiram uma dúvida minha. Muito Obrigado

    • Neimar Pro audio

      Obrigado por sua avaliação, Pro Áudio SP

Postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.